Ajude os funcionários a se prevenir contra o ressecamento das mãos no inverno

AJUDE OS FUNCIONÁRIOS A SE PREVENIR CONTRA O RESSECAMENTO DAS MÃOS NO INVERNO

Pensando no inverno, o que vem à mente pode ser uma lareira num restaurante no almoço de domingo ou um passeio pelas lojas para as compras de Natal. No caso das pessoas que trabalham ao ar livre, a imagem nem sempre é tão romântica, pois há grandes riscos. As condições climáticas podem ter um forte impacto sobre a saúde dos trabalhadores. E nenhuma estação é tão adversa quanto o inverno - especialmente para a pele.

Se esse risco não for controlado adequadamente, poderá afetar a produtividade dos trabalhadores no curto prazo - e causar sérios danos no longo prazo.

É muito importante que os Gerentes de Saúde e Segurança entendam como a não observância das melhores práticas de cuidados com a pele pode resultar em transtornos cutâneos de caráter ocupacional - problemas de pele adquiridos no local de trabalho. Estes podem variar de irritações cutâneas leves de curto prazo de duração, causadas pelo frio, até quadros graves, tais como a dermatite ocupacional.

Na Europa, os transtornos cutâneos ocupacionais estão em segundo lugar como maior problema de saúde ocupacional, representando mais de 7% de todas as doenças ocupacionais.[1]  De acordo com estimativas dos Centros para Controle e Prevenção de Doenças, até 40% dos trabalhadores terão um problema de pele em algum momento durante sua vida de trabalho.[2]

 Os custos podem ser altos: os empregadores envolvidos podem não só ter que pagar o salário dos funcionários afastados, como também arcar com as horas extras daqueles que os substituem, bem como quaisquer outras despesas de caráter geral. Quando os funcionários se desligam de uma empresa em razão de um transtorno da pele relacionado com o trabalho, as empresas têm que arcar com os custos de recrutamento, treinamento de pessoal temporário ou de substituição, além de ter que providenciar maior apoio aos demais funcionários.

Os Gerentes de Saúde e Segurança podem ter um longo caminho a percorrer para proteger os funcionários do impacto negativo do frio e prevenir o risco de distúrbios cutâneos ocupacionais – através da implementação de um programa estruturado de cuidados com a pele, adaptado a cada setor especificamente. Como poderia ser um programa desse tipo, e como fazer para implementá-lo?

Numa primeira etapa, o treinamento é essencial: os Gerentes de Saúde e Segurança precisam fazer de tudo para manter os funcionários informados sobre a gravidade do problema - e sobre as medidas que podem ser tomadas para evitar que eles sejam afetados.

Reuniões regulares com o pessoal podem ajudar a alcançar essa meta, enquanto pôsteres e placas são uma boa maneira de chamar a atenção no dia-a-dia. Folhetos e brochuras devem ser disponibilizados para que o pessoal possa esclarecer quaisquer dúvidas ou afastar preocupações. Quais produtos devem ser usados e quando? Qual é a técnica adequada? Por que os cremes são tão importantes? Treinamentos práticos ou apresentações educativas multimídia podem ajudar o pessoal da empresa a aderir à ideia da prevenção, o que torna um plano de cuidados da pele bem sucedido.

É importante ter em mente que, no inverno, os requisitos de um programa de cuidados com a pele são diferentes daqueles do verão. Os especialistas em cuidados com a pele podem fornecer literatura adequada e específica para a indústria sobre esses requisitos; podem também colaborar na elaboração de avaliações personalizadas dos funcionários, a fim de medir e avaliar as condições de sua pele. Isso permite que o pessoal receba orientação personalizada sobre a saúde da pele e conselhos sobre o uso de produtos ou encaminhamento ambulatorial, quando for o caso. Conversas com especialistas também poderão ajudar os Gerentes de Saúde e Segurança a entender melhor os requisitos de cuidados da pele específicos para o seu setor.

Mas o melhor treinamento será inútil, se os produtos corretos não estiverem disponíveis. Estes devem ser especialmente concebidos para o ambiente em que estarão sendo usados, e devem sempre ser fornecidos por uma empresa conceituada, que ofereça conselhos e orientações sobre seu uso. Ao levar em conta a natureza específica do trabalho, os especialistas em cuidados com a pele podem indicar o que é melhor para cada setor.

No inverno, os cremes são especialmente importantes. Os cremes protetores são formulados para deixar uma camada protetora na superfície da pele. Eles podem reduzir o contato direto com tipos específicos de contaminantes físicos, ajudam a reter os lipídios naturais e a umidade na pele, melhoram o conforto e a saúde da pele, além de tornar a limpeza da pele mais rápida e prática.

Foram desenvolvidos cremes especialmente formulados para evitar que as mãos, rosto e outras partes expostas da pele fiquem ressecados quando o trabalho é realizado em baixas temperaturas. Um componente anticongelante nos cremes melhora o conforto do usuário. Outros produtos foram formulados para evitar o amolecimento da pele dentro das luvas – consideração especialmente importante no inverno, quando as luvas são usadas com maior frequência.

Os produtos restauradores também são importantes. Aplicados no final do dia, eles hidratam, nutrem e condicionam a pele, melhorando sua resistência e impedindo que ela sofra ressecamento ou danos. O uso regular de cremes restauradores ajuda a manter a pele em condições saudáveis ao longo dos meses de inverno, quando a pele é particularmente sensível, ficando dolorida, rachada e ressecada.

A lavagem das mãos com produtos específicos é essencial: é extremamente importante remover toda a sujeira e contaminantes da pele no final do dia e durante os intervalos do trabalho. Os Gerentes de Saúde e Segurança devem garantir que todos os funcionários tenham acesso a esses produtos. Nos locais onde a água corrente não está disponível, recomenda-se o uso de desinfetantes.

Esse procedimento é importante por outro motivo: a higiene adequada das mãos usando produtos para sua limpeza e desinfetantes é a maneira mais eficaz de prevenir a propagação de germes e bactérias – evitando as infecções. De acordo com estimativas, esta prática poderia reduzir o número de indivíduos que contraem resfriados em 45%.[3] Os resfriados e a gripe podem diminuir a produtividade e afetar a moral da equipe, além de ser um fator de custo: no Reino Unido, estima-se que as ausências ao trabalho devido a resfriados causam um prejuizo de £1,3 bilhão ao ano.[4]

É bastante recomendável instalar dosadores para cartuchos lacrados e que sejam projetados especificamente para uso com sabões, produtos de limpeza e cremes para a pele. Esses dosadores representam o mais higiênico sistema de cuidados com a pele, reduzindo ao mínimo o risco de infecção cruzada, que pode ocorrer se muitas pessoas retirarem o produto de um recipiente aberto ou de uso comum. Isso é especialmente importante no inverno, quando estamos mais suscetíveis a doenças como resfriado ou gripe.

Os Gerentes de Saúde e Segurança devem procurar dosadores da marca BioCote de um fornecedor de tecnologia antimicrobiana líder do mercado, que comprovadamente reduz em 99,99% as bactérias, mofo e fungos durante um período de 24 horas. A presença do logotipo da BioCote em dosadores garante aos funcionários e clientes excelência nos procedimentos de higiene das mãos, o que é de grande importância.

Se os produtos estiverem disponíveis em dosadores práticos e acessíveis, os funcionários que trabalham ao ar livre estarão muito mais propensos a usar os cremes protetores e restauradores adequados. Instalações bem projetadas são a melhor forma de incentivar as melhores práticas de cuidados com a pele no local de trabalho, melhorando a saúde da pele. Se os membros da equipe vêem outras pessoas usar esses produtos regularmente, ficarão mais propensos a usá-los também.

Em uma etapa final, os Gerentes de Saúde e Segurança precisam se certificar de que seus esforços para levar a saúde da pele a sério se transformem em um diálogo contínuo com a equipe - não apenas um evento ocasional que é rapidamente esquecido. Ao catalisar uma mudança de comportamento efetiva e duradoura dos funcionários, os Gerentes de Saúde e Segurança devem garantir que a pele dos funcionários que trabalham ao ar livre esteja protegida - não apenas nos meses frios do inverno, mas durante todo o ano.

 Fontes

[1] European Agency for Safety and Health at Work

[2] Centers for Disease Control & Prevention

[3] American Journal of Preventive Medicine

[4] Fonte: Royal Pharmaceutical Society, 2007

 

Sobre o Autor

Paul Jakeway é Diretor de Marketing da Deb no Reino Unido e na Irlanda.          

Admitido recentemente, em 2015, Paul está focado na conscientização sobre a importância das melhores práticas de higiene das mãos no local de trabalho para evitar a propagação de germes e melhorar a saúde da pele. 



TOPO