Em Escolas Repletas de Germes, são Poucos os Alunos que Lavam as Mãos Corretamente

EM ESCOLAS REPLETAS DE GERMES, SÃO POUCOS OS ALUNOS QUE LAVAM AS MÃOS CORRETAMENTE

Um novo ano letivo teve início em todo o mundo e os milhões de alunos que se aglomeram nas salas de aula todos os dias não apenas trazem histórias sobre suas férias de verão, mas também germes e vírus.

Você sabia que 80% das infecções comuns podem ser propagadas através de mãos contaminadas, e alguns estudos verificaram que uma típica mão humana pode transportar entre 10.000 e 10 milhões de bactérias?

Manter as mãos limpas para combater as infecções como o resfriado comum e a gripe ou doenças de origem alimentar, tais como aquelas causadas pelas bactérias E. coli e Salmonella, é uma das medidas mais importantes que as pessoas podem tomar para evitar ficar doentes e evitar a disseminação de germes. No entanto, os pesquisadores descobriram que apenas uma em cada cinco pessoas lava regularmente as mãos, e entre aquelas que o fazem, apenas 30% usam sabão. A fim de evitar que as bactérias se espalhem, é essencial que os alunos também aprendam a lavar as mãos adequadamente. 

Aprenda a Prática Correta

Ao orientar crianças e jovens adultos sobre as boas práticas de higiene das mãos, é importante implementar práticas corretas de lavagem das mãos:

Preste especial atenção às partes do corpo que abrigam vírus e são frequentemente negligenciadas, tais como o dorso das mãos e a ponta dos dedos, e certifique-se de que elas estão molhadas e na forma de concha antes de aplicar a dose de sabão;
Esfregue palma contra palma;
Esfregue a palma da mão sobre o dorso da outra mão, entrelaçando os dedos;
Palma contra palma, dedos entrelaçados;
Dedos entrelaçados na palma das mãos;
Friccione o polegar preso na palma da mão;
Friccione os dedos presos na palma das mãos.

Esfregue ambas as mãos por pelo menos 20 segundos. Os alunos podem cantarolar a canção "Parabéns a Você" do começo ao fim, duas vezes enquanto lavam as mãos. A pele deverá então ser sempre devidamente enxugada para evitar o risco de ressecamento, particularmente durante os meses de inverno. Deve haver sempre toalhas limpas a disposição, pois as toalhas sujas expõem a pele a mais sujeira e ao risco de infecção. O ideal é usar toalhas descartáveis, porque o uso de toalhas por várias pessoas pode levar a contaminação.

Desde pequenas, as crianças devem aprender a lavar as mãos antes de comer ou tocar qualquer alimento, e depois de usar o banheiro, tocar e alimentar animais, assoar o nariz, tossir ou espirrar, brincar fora de casa e depois de tocar em lixo ou sujeira.

Complementar com Desinfetante

Use desinfetantes onde o acesso à água corrente não é adequado; os desinfetantes podem matar germes, mas não vão removê-los fisicamente. Os desinfetantes modernos foram elaborados para matar até 99,999% dos germes comuns e são uma maneira muito eficaz de prevenir a propagação de bactérias nas escolas.

Com o uso frequente, os desinfetantes podem até ser menos nocivos para a pele em comparação com um número equivalente de lavagens de mãos; no entanto, recomenda-se que as crianças menores de dois anos de idade não utilizem desinfetantes devido à sua delicada barreira de pele As crianças que freqüentam creches podem usá-los, desde que sob orientação cuidadosa e supervisão de um adulto.

Torne a Lavagem de Mãos divertida

Destacar a importância da lavagem das mãos através da expressão artística promove a limpeza de uma maneira divertida. Os alunos nem sempre escutam quando os professores e os pais dizem para eles lavarem as mãos, por isso é importante encontrar maneiras de tornar o procedimento mais prazeroso.

Os professores podem usar livros para colorir, marionetes e cartazes para ajudar os alunos a aprender quando, como e porque lavar as mãos. Pode ser usada uma lupa para examinar em detalhes as mãos e as unhas. Mostrar às crianças os lugares onde os germes podem se aninhar e pedir para que inspecionem as linhas em suas mãos e dedos. Se o orçamento permitir, usar dispensadores de sabão simples e coloridos e um sabão espumante, pois crianças de todas as idades adoram brincar com bolhas, e, finalmente, recompensá-las por seus esforços premiando-as com adesivos ou com outros itens-surpresa.

Prevenção de Surtos nas Escolas

Repetição e responsabilidade são fundamentais para qualquer programa bem sucedido de prevenção de infecções, e a lavagem freqüente das mãos é uma das melhores maneiras de prevenir a propagação de infecções ao longo do ano letivo. É também uma medida essencial evitar surtos sazonais e não sazonais, como infecções por norovírus e gripe, que se propagam fácil e rapidamente de uma pessoa para outra.

Alunos e professores são parte da solução, porém a equipe responsável pela limpeza também precisa entender quão facilmente os germes se propagam de uma sala para outra durante um surto. Para reduzir em muito esse risco, é preciso assegurar que superfícies, interruptores de luz, maçanetas, teclados e outras superfícies freqüentemente tocadas estejam sempre devidamente limpas e desinfetadas.
 

Sobre a Autora - Zuzana Bleha é Gerente de Marketing e Comunicações da Deb Canada e uma colaboradora do Blog Higiene das Mãos, Prevenção de Infecções e Segurança Alimentar do Grupo Deb. Ela está ativamente envolvida nas campanhas de Segurança da Proteção Solar para Trabalhadores ao Ar Livre, Doença Ocupacional Cutânea e Segurança Alimentar da Deb.     



TOPO