PRETENDE VISITAR UM PACIENTE HOSPITALIZADO NESTA TEMPORADA DA GRIPE? EIS O QUE VOCÊ PRECISA SABER ANTES DA VISITA

PRETENDE VISITAR UM PACIENTE HOSPITALIZADO NESTA TEMPORADA DA GRIPE? EIS O QUE VOCÊ PRECISA SABER ANTES DA VISITA

Tendo em vista que podemos ter pela frente mais 9 a 12 semanas de temporada de gripe, os esforços para prevenção da doença são mais importantes do que nunca, especialmente no caso de pessoas com sistemas imunológicos já comprometidos, como idosos, mulheres grávidas, crianças e pacientes internados.

Pela primeira vez os dados dos relatórios do Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) revelam que, na temporada 2017/2018, a gripe foi intensa, atingindo ao mesmo tempo quase todas as regiões continentais dos EUA. Desde 1º de outubro de 2017, quando teve início o monitoramento da temporada da gripe, a doença manteve-se generalizada, situando-se dentro ou acima da média nacional por 13 semanas, com aumento acentuado, afetando cerca de 42 em 100.000 indivíduos. Houve também aumento das mortes relacionadas com a gripe, que chegaram a 9,5% até 22 de fevereiro de 2018.

Se você ou um membro da sua família pretende fazer uma visita a um hospital nesta temporada de gripe, verifique se tomou todas as precauções para manter você mesmo – e os outros – em segurança. Mesmo que você não apresente sintomas de doença, o vírus da gripe e de outras infecções podem sobreviver no ambiente (superfícies) por até 24 horas, aumentando suas chances de se autocontaminar e/ou de espalhar o vírus para outras pessoas.

Quando se trata de reduzir a incidência dessas infecções nosocomiais, a higiene das mãos é fundamental. Por ser uma das ameaças mais sérias, mas evitáveis, relacionadas com a segurança do paciente em ambientes de cuidados com a saúde, a prevenção das infecções nosocomiais pela higiene adequada das mãos é uma preocupação fundamental nas instituições de saúde. 

Se você estiver com sintomas da gripe, fique em casa! De acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), a maioria das pessoas apresenta um pico de contágio nos três ou quatro dias depois de adoecer, porém você poderá infectar outras pessoas desde um dia antes até sete dias depois de desenvolver os sintomas.

Seguindo os protocolos hospitalares para higiene das mãos,  semelhantes aos da Organização Mundial da Saúde (OMS)  “5 Momentos para Higiene das Mãos”, ou ao “Canadian 4 Moments” adotado pela Secretaria de Saúde Pública de Ontário a serem seguidos pelos trabalhadores da área da saúde, quem visita um hospital deve também ter esses procedimentos em mente:

 

Ao adentrar o quarto do paciente, use um desinfetante de mãos para reduzir o contato com bactérias existentes no local, diminuindo o risco de contaminação cruzada entre o visitante e o paciente. A maioria das instalações hospitalares conta com pontos de tratamento antisséptico em todos os corredores e fora do quarto dos pacientes.
Limpe as mãos após exposição a líquidos corporais, inclusive os seus, como pode ser algo tão banal quanto um espirro.  Lavar as mãos protegerá não só o paciente, mas também os profissionais de saúde que cuidam do paciente e ajudam a limitar a propagação de agentes patogênicos causadores de infecção tanto no próprio quarto quanto entre os quartos.
Lave as mãos após tocar um paciente ou as coisas que o rodeiam, tais como as suas roupas ou a roupa de cama, a cama hospitalar, a cadeira de exame, controles remotos, pêra de chamada, etc.
Lave as mãos após tocar qualquer objeto no quarto do paciente, especialmente aqueles onde se passa as mãos frequentemente, como maçanetas de portas, grades da cama, cadeiras, bancadas, etc.

Certifique-se de que você está fazendo a sua parte ao visitar pacientes hospitalizados durante esta temporada de gripe. As medidas eficazes de higiene das mãos e de prevenção de infecções representam um procedimento crítico para evitar as infecções nosocomiais. Não só podem salvar a sua vida, mas também a vida de outros pacientes, visitantes e funcionários da instituição.



TOPO