A importância da instalação de higienizadores de mãos no local de trabalho

A IMPORTÂNCIA DA INSTALAÇÃO DE HIGIENIZADORES DE MÃOS NO LOCAL DE TRABALHO

Todos os dias, no trabalho, os colaboradores usam as mãos para redigir um relatório, apertar a mão de um novo cliente, abrir portas, e muito mais. Todas essas atividades deixam as mãos expostas a germes e bactérias prejudiciais. As doenças causam perda de produtividade e, nos EUA, acarretam um prejuízo de US$ 225,8 bilhões por ano para os empregadores.[1]  Considerando que 80% de todas as infecções são transmitidas pelas mãos, é essencial implantar um programa efetivo de higiene das mãos no trabalho.

De segunda a sexta feira, os americanos passam a maior parte do tempo no local de trabalho do que em qualquer outro lugar, incluindo a própria casa.[2] Além disso, 90% dos funcionários de escritório comparecem ao trabalho mesmo quando estão doentes; em parte, devido a uma carga de trabalho cada vez maior.[3] Isso torna o local de trabalho um foco de germes e bactérias. A cada ano, de acordo com o Centro de Controle de Doenças (CDC), a gripe custa às empresas US$ 10,4 bilhões em custos diretos relacionados com internações e consultas ambulatoriais para adultos.[4] E a temporada de gripe deste ano pode ser pior do que o normal, já que especialistas alertam que a vacina contra gripe deste ano poderá ter uma eficácia de apenas 10%.[5]

As boas notícias? Uma adequada higiene das mãos pode reduzir o absenteísmo e os custos decorrentes em 40%.[6] Embora a lavagem das mãos com água e sabão seja a melhor maneira de garantir uma boa limpeza das mãos e a eliminação adequada dos germes, nem sempre esta é uma opção viável. No entanto, existe uma solução simples: o desinfetante para as mãos. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) e o CDC, o desinfetante para as mãos é uma das melhores ferramentas disponíveis para evitar doenças e a propagação de germes. Ao colocar o desinfetante para as mãos em locais estratégicos em todo o escritório e em outras áreas de tráfego intenso, você pode incentivar os funcionários a melhorar a higiene das mãos e tornar o escritório um ambiente de trabalho mais saudável.

Locais estratégicos para colocação do aparelho para desinfetante das mãos

As empresas que incentivam o uso regular de desinfetantes das mãos tendem a ter colaboradores mais saudáveis. Um estudo publicado no BMC Infectious Diseases constatou que os funcionários de escritório que foram incentivados a usar um desinfetante à base de álcool para as mãos pelo menos cinco vezes por dia, eram cerca de dois terços menos propensos a adoecer do que aqueles que continuavam apenas a lavar as mãos [7].

Uma pesquisa realizada em 2015 verificou que, embora 92% dos americanos acreditem que é importante lavar as mãos depois de usar um banheiro público, apenas 66% deles fazem isso.[8]  Mais de um terço dos entrevistados admitiram não usar sabão, apenas enxaguando com água. Isso torna extremamente importante colocar um aparelho com desinfetante para as mãos nos banheiros. Se os colaboradores estiverem com pressa e não pensarem em parar e lavar as mãos com água e sabão, fornecer uma opção de reserva perto das pias e das portas garante que os germes não se espalharão para fora do banheiro.

A melhor maneira de lembrar os funcionários de usar o desinfetante para as mãos é torná-lo facilmente acessível e sempre à vista. É importante colocar o desinfetante para as mãos perto e próximo de superfícies de grande contato e áreas comuns, inclusive:

Entradas e saídas. Uma única maçaneta poderia ser a causa de uma doença generalizada no local de trabalho. Na verdade, uma nova pesquisa mostrou que, dentro de duas a quatro horas, um vírus que contaminou uma maçaneta foi repassado para 40 a 60% dos funcionários e visitantes dentro das instalações.[9] Além de desinfetar freqüentemente maçanetas, interruptores de luz e outras superfícies de grande contato no local de trabalho, certifique-se de também fornecer uma estação de higienização das mãos nas proximidades para limitar a propagação da infecção.
Cafeterias, praças de alimentação e salas de descanso.[10] Se o alimento for consumido com mãos cheias de germes, é fácil ingerir os germes e infectar-se com várias doenças. Nos escritórios, de acordo com um estudo da NSF International, a sala de descanso e a cozinha são os principais focos de germes.[11] Embora o desinfetante para as mãos não seja um substituto para quem prepara alimentos, ele pode ajudar a eliminar certos germes. 
Salas de reunião. As salas de reunião costumam estar cheias de funcionários, clientes e outros visitantes que trocam apertos de mão, assim disseminando os germes. Proporcionar aos visitantes e funcionários uma estação de higienização das mãos de fácil acesso, seja perto da porta ou da mesa, permite que eles protejam suas mãos contra os germes antes e depois da reunião. 
Mesas dos colaboradores. Mesas, telefones, teclados de computador e mouses de computador são pontos-chave de transmissão de germes, porque são tocados com muita frequência. Considerando que os colaboradores passam a maior parte do dia nas suas mesas, onde também comem, bebem e até tossem e espirram, as escrivaninhas se tornam “um campo minado de vírus”. Estes podem sobreviver em uma superfície por até três dias.[12] Colocar higienizadores de mãos individuais nas mesas facilita a higiene das mãos. 
Áreas de tráfego intenso. Fornecer desinfetante para as mãos fora do escritório também é importante. Áreas de tráfego intenso, como terminais de aeroportos, corredores de shoppings e centros recreativos, devem oferecer estações de higienização das mãos para garantir que os visitantes continuem saudáveis o quanto possível. Isso não apenas mantém as áreas de alto tráfego limpas, mas também ajuda a melhorar a imagem dos terminais dos aeroporto, dos shoppings ou dos centros de recreação. 

Balcão de transmissão

Em um estudo de 2017, os pesquisadores passaram cotonetes nas notas de 1 dólar de um banco e descobriram que havia centenas de espécies de microorganismos nelas.[13]  Pesquisas adicionais descobriram no papel-moeda patógenos como E. coli, salmonella e Staphylococcus aureus, que podem causar doenças graves.[14]Depois de manusear dinheiro, é essencial limpar as mãos, especialmente se você estiver prestes a consumir alimentos pouco tempo depois. Manter o desinfetante para as mãos perto de áreas de transação, como o balcão de check-out da lanchonete, lembra as pessoas dos cuidados de higiene das mãos quando é mais necessário. 

Escolhendo o Desinfetante correto para as mãos

Embora o fornecimento de desinfetante para as mãos em locais-chave em todo o ambiente de trabalho seja essencial para combater as doenças e o absenteísmo dos funcionários, é melhor fornecer o tipo certo de desinfetante. Certifique-se de usar um desinfetante para as mãos à base de álcool que contenha pelo menos 70% de álcool. A maior porcentagem de álcool geralmente se traduz em maior eficácia. Procure produtos com uma taxa mínima de controle de 5 logs (99,999%) - que são 100 vezes mais eficazes do que os desinfetantes de 3-log (99,9%).

Cogite do uso de desinfetantes de espuma para as mãos, pois 84% dos adultos preferem o desinfetante de espuma em vez de um gel pegajoso.[15] Também é melhor usar desinfetantes que contenham hidratantes para evitar o ressecamento da pele e que não contenham perfume e corantes para reduzir possíveis reações alérgicas e irritações na pele.

Incentivando a Higiene das Mãos

Um programa completo de higiene das mãos vai além do fornecimento dos produtos certos. Embora contar com dosadores de parede e frascos de produtos de higiene das mãos próximos das superfícies contaminadas seja fundamental para melhorar a saúde de seus colaboradores, os benefícios só virão se os produtos forem usados regularmente.

Distribua pôsteres, folhetos, boletins informativos internos e painéis de informações perto dos dosadores com lembretes para limpar as mãos e ofereça diretrizes de rápida e fácil execução sobre a higienização das mãos. Esses materiais também devem incluir informações sobre como usar e aplicar corretamente o desinfetante para as mãos, de acordo com o Método das 6 Etapas recomendado pela Organização Mundial de Saúde,[16] para garantir que a quantidade correta seja usada e espalhada totalmente em ambas as mãos. Além disso, as empresas devem oferecer seminários e reuniões educacionais ao longo do ano para ensinar e lembrar os funcionários sobre como podem melhorar sua saúde com as melhores práticas de higiene das mãos.

Como empregador, é importante liderar a mudança com um exemplo. Incentive os trabalhadores a usarem o desinfetante frequentemente fazendo isso sozinhos. Não esquecer de estocar refis para os dosadores também durante a temporada de gripes e resfriados. Por fim, é importante lembrar que os colaboradores devem tirar um dia de folga quando estiverem doentes para manter os germes longe do escritório e dos outros profissionais saudáveis. 

Higienização do local de trabalho

Usar o desinfetante para as mãos reduz as contagens microbianas e controla muitos germes nocivos que podem infectar os trabalhadores como o vírus da gripe e de outras doenças. Para manter o ambiente de trabalho saudável e florescente, é essencial que as empresas cuidem da saúde de seus colaboradores. Disponibilizar desinfetantes para as mãos nas mesas e nas áreas comuns para uso dos funcionários é tão essencial quanto fornecer os equipamentos e as ferramentas certas para realizar seu trabalho.

Por Isabelle Faivre, 13 Março 2018



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