Está em nossas mãos: 5 de Maio - Dia Mundial da Higiene das Mãos

ESTÁ EM NOSSAS MÃOS: 5 DE MAIO - DIA MUNDIAL DA HIGIENE DAS MÃOS

Marque em seu calendário: Em 5 de maio de 2018, a Organização Mundial de Saúde (OMS) vai focalizar a conscientização da higiene das mãos.

Desde a sua criação em 2009, a campanha anual da SAVE LIVES (SALVE VIDAS) da OMS: Lave as Suas Mãos visa a enfatizar a importância da boa higiene das mãos a nível global. Reunindo as pessoas para uma causa comum, a OMS pretende atingir sua meta de manter um foco mundial na higiene das mãos. A Deb Canadá se orgulha de acompanhar a OMS para promover este importante dia de mobilização. O tema do dia da higiene das mãos deste ano é: "Está em suas mãos: Evite a Sepse no ambiente de cuidados de saúde".

Segundo a OMS, em um dado momento, de cada 100 pacientes hospitalizados, sete nos países desenvolvidos e 10 nos países em desenvolvimento contraem pelo menos uma infecção no ambiente de cuidados de saúde (IACS).[1] No entanto, até 70% dessas infecções poderiam ser evitadas se os profissionais de saúde seguissem os protocolos recomendados, que incluem a higiene das mãos.[2]

  Vídeo da Organização Mundial da Saúde -  Está em Suas Mãos: Evite a Sepse no Ambiente de Saúde

O que é a Sepse?

A sepse é uma complicação potencialmente fatal de uma infecção que ocorre quando substâncias químicas liberadas na corrente sanguínea para combater infecções desencadeiam respostas inflamatórias por todo o organismo. Esta inflamação pode causar falência de órgãos ou até a morte. Estima-se que afeta mais de 30 milhões de pacientes todos os anos em todo o mundo. Embora muitos casos estejam ligados a infecções contraídas em hospitais, qualquer infecção pode levar à sepse. 

Evitando a Propagação da Sepse

A boa higiene das mãos é uma maneira comprovada, acessível e fácil de evitar a sepse. Para 2018, a OMS está incentivando o apoio de muitos grupos, incluindo agentes de saúde, líderes de Prevenção e Controle de Infecções (IPC), líderes de unidades de saúde e grupos de defesa dos pacientes. Os profissionais de prevenção de infecções devem dar o exemplo e ser os primeiros a promover a higienização adequada das mãos nas unidades de saúde para prevenir a sepse. Recomenda-se também que os Ministérios da Saúde tornem a higiene das mãos um marcador nacional da qualidade dos cuidados de saúde.

Como você pode ajudar

Você pode desempenhar um papel fundamental na prevenção da transmissão de germes, lavando as mãos com frequência e com cuidado, e aprendendo mais sobre o papel da higienização das mãos na prevenção de infecções. Há muitos recursos disponíveis para ajudar a salientar a importância desse assunto Aqui estão algumas medidas que você pode tomar para participar da luta: 

Visite o novo site 2018 da OMS para obter recursos, incluindo cartazes, materiais de mídia social e mais informações sobre sepse.
Acesse o boletim mensal da OMS com atualizações e linguagem de defesa para compartilhar com sua comunidade.
Inscreva-se na campanha e participe da iniciativa global aqui.
Participe dos debates em 5 de maio usando as hashtags #sepsis e #handhygiene nas mídias sociais.
Faça o download do Pôster “Os 4 Momentos para Higiene das Mãos”. 
Saiba mais sobre a boa higiene das mãos em www.debgroup.com.

Em 5 de Maio e ao longo do ano, vamos trabalhar juntos, divulgando a importância de uma adequada higienização das mãos na prevenção da sepse.



TOPO