A Psicologia da Higiene das Mãos

A PSICOLOGIA DA HIGIENE DAS MÃOS

Como você pode incentivar um time de profissionais da saúde a mudar comportamentos arraigados? Fatores como dinheiro, estar sendo observado, pressão de colegas ou outros estímulos podem funcionar no curto prazo, mas como conseguir que alguém mude seu comportamento de forma permanente? 

Existem muitas teorias sobre a psicologia de mudança de hábitos, mas estamos especificamente interessados em entender a psicologia da realização de uma eficiente higiene das mãos.

A adesão à higiene das mãos é um elemento crítico na luta contra as infecções adquiridas em ambientes de cuidados de saúde (IACS), que podem ser perigosas e fatais. Com cerca de um em cada 25 pacientes hospitalizados que contrai uma IACS todos os dias, a prevenção das IACS através da adequada higiene das mãos é uma preocupação maior entre as instituições de saúde em todo o país. Afinal, a conformidade com os protocolos adequados de controle das infecções, incluindo a higiene das mãos, poderá representar literalmente a diferença entre a vida e a morte para certos pacientes.

Com a introdução de novos e melhores produtos para higiene das mãos, vem a necessidade de adoção, em todas as instalações hospitalares, de práticas eficazes e comprovadas de higiene das mãos, a serem seguidas pelos profissionais de saúde. Considerando o atual crescimento do setor, o que influencia um profissional de saúde a seguir ou não seguir as regras de conformidade da higiene das mãos? Poderia ser:

Eles receiam ser descobertos por outros se estiverem fazendo errado ou simplesmente deixando de fazer.
Eles aderem, porque é a coisa certa a fazer.
Eles aderem porque compreendem a importância disso e os fundamentos científicos que respaldam o procedimento.
Eles aderem para receber um incentivo, tal como uma recompensa em dinheiro
Eles não aderem, porque os outros também não aderem.
Eles não aderem porque é demorado, inconveniente ou interrompe seu trabalho habitual.
Eles não aderem devido a problemas de saúde da pele, como mãos ressecadas.
Eles não aderem porque acreditam que a maneira como estão fazendo agora funciona bem.
Eles não aderem porque esquecem. 

Em um estudo recente publicado pela Harvard Business School, um pesquisador comparou, entre dois grupos, a adoção de modificações do comportamento de higiene das mãos em um hospital da Califórnia: um grupo recebeu recompensas financeiras por uma mudança no comportamento da equipe, e outro dependeu unicamente do incentivo implícito de uma modificação de comportamento organizacional, também conhecido como pressão dos colegas. O pesquisador descobriu que o grupo que recebeu incentivos monetários apresentava maior probabilidade de adoção de novos comportamentos de higiene das mãos inicialmente, mas que essas mudanças eram relativamente de curta duração em comparação com o grupo exposto apenas à pressão dos colegas.

Mas por que isso? Parece que a pressão social e o desejo de sucesso em prol de todo o grupo é um motivador mais poderoso e duradouro.

Temos muito a entender quando se trata da psicologia da higiene das mãos e da adesão aos procedimentos, e apreciamos o trabalho feito por pesquisadores, tais como o Dr. Jocelyn Srigley e Susanna Gallani para ajudar os Centros de Saúde a melhorar o trabalho de higiene das mãos e os esforços para que o pessoal se mantenha conforme. 

Momentos críticos para realizar a higiene das mãos *:

Ao entrar em uma sala de pacientes, aplique um desinfetante eficaz para as mãos. Use um desinfetante ou esfregue com um produto que contenha pelo menos 60 por cento de álcool para diminuir a quantidade de bactérias e reduzir o risco de contaminação cruzada entre as salas de pacientes.
Limpe as mãos antes de realizar qualquer tipo de procedimento asséptico para proteger o paciente contra agentes patogênicos prejudiciais, incluindo germes transportados pelos profissionais de saúde ou aqueles aninhados no próprio corpo do paciente.
Limpe as mãos após a exposição ou a ameaça de exposição a líquidos corporais. Isso protegerá o profissional de saúde dos germes do paciente e limitará a propagação de patógenos causadores de infecção.
Limpe as mãos depois de tocar um paciente ou qualquer ambiente nas proximidades do paciente, como a roupa ou o avental do paciente, a cama do hospital ou a cadeira usada para exames.
Limpe as mãos depois de tocar qualquer objeto na sala do paciente, incluindo superfícies de muito uso, como maçanetas, grades da cama, cadeiras, bancadas, etc.

Originalmente publicado no Blog DebMed http://blog.debmed.com/blog



TOPO