Cinco Maneiras de Quebrar a Cadeia da Infecção

CINCO MANEIRAS DE QUEBRAR A CADEIA DA INFECÇÃO

As infecções virais e bacterianas ameaçam a saúde e o bem-estar de adultos e crianças em todos os lugares - desde países industrializados altamente desenvolvidos até países em dificuldade e do terceiro mundo. A Semana Internacional de Prevenção das Infecções (International Infection Prevention Week - IIPW), que será realizada de 16 a 22 de outubro de 2017, é uma campanha global destinada a direcionar a missão conjunta dos órgãos de saúde: "Quebrar a Cadeia da Infecção".

 A Associação dos Profissionais de Controle das Infecções e Epidemiologia (Association of Professionals in Infection Control and Epidemiology - APIC) recomenda seis estratégias para quebrar a cadeia da infecção; uma delas é a adequada higiene das mãos. Veja como você pode contribuir para “Quebrar a Cadeia da Infecção” através da implantação das seguintes estratégias:

Promover com destaque a adoção e uso de diretrizes eficazes de higiene das mãos, inclusive os Cinco Momentos da OMS.
Usar técnicas adequadas de lavagem e desinfecção das mãos, conforme recomendado pelos Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), que indicam quando e como realizar higiene das mãos com conselhos práticos sobre o uso de luvas, cuidados com a pele e as unhas e uso de desinfetantes.
Escolher cuidadosamente os produtos a serem usados para a higiene das mãos, levando em conta fatores como a aceitação por parte dos profissionais, a disponibilidade do produto e a facilidade de acesso a qualquer momento. As dúvidas: o produto funciona? Os funcionários entendem, aceitam e usam o produto adequadamente? O produto está disponível e é facilmente acessível?
Compartilhar os avanços. Os profissionais de saúde buscam feedback no caso, que seja confiável e baseado em evidências oriundas de resultados clínicos e comerciais. Eles estão interessados em saber como as suas iniciativas, incluindo a adesão à higiene das mãos, contribuem para a segurança e a qualidade de vida do paciente, o controle das infecções e a prevenção de recaídas. A solução: promover discussões diárias, encontros e eventos de comemoração para divulgar as melhorias da higiene das mãos dando valor aos “embaixadores” e campeões que promovem a higiene das mãos.
Tornar divertida a higiene das mãos! A higiene das mãos deve ser incentivada e vimos que as empresas conseguem um aumento da adesão quando os funcionários trabalham em conjunto para implantar uma cultura apropriada de higiene das mãos. A higiene das mãos deve ser encarada como uma ocasião para contribuir para uma cultura de conformidade, qualidade, segurança e alegria no local de trabalho. Por exemplo, se você notar que um colega de trabalho perdeu uma oportunidade de lavar as mãos, cogite usar uma frase de duplo sentido, tal como "olhe as patinhas" ou um gesto como uma palma aberta para ajudá-lo a lembrar da higiene das mãos.

Semana Internacional de Prevenção das Infecções (IIPW) 

Em 2017, o tema da Semana Internacional de Prevenção das Infecções será a resistência aos antibióticos. A resistência aos antimicrobianos ganhou notoriedade sendo um dos problemas de saúde pública que o mundo enfrenta hoje e que requer soluções urgentes. Está ocorrendo em todo o mundo, comprometendo nossa capacidade de tratar doenças infecciosas, além de prejudicar muitos outros avanços na saúde e na medicina.

O tratamento de pacientes com infecções microbianas resistentes é mais caro, requer exames adicionais e medicamentos de alto custo. Na Europa, 25.000 mortes são atribuídas à resistência aos antimicrobianos.[i]

Um dos objetivos do Plano Mundial de Resistência Antimicrobiana da Organização Mundial da Saúde (OMS) é o de reduzir as infecções através da melhora da higiene, do saneamento e da prevenção de infecções. O meio mais eficaz e eficiente para prevenir infecções na comunidade e nos ambientes de cuidados da saúde é a higiene das mãos. 

Cada um de nós – pacientes, familiares e pessoal da saúde – desempenha um papel fundamental para manter os pacientes livres de infecção. O primeiro, e mais importante, é conhecer as regras básicas de prevenção das infecções. Faça a sua parte – a higiene das mãos é essencial! Onde você estiver, seja nos ambientes de cuidados com a saúde ou na comunidade, há coisas que os profissionais de saúde, pacientes e familiares podem fazer para ficar longe das infecções. 

As mudanças que você introduzir após esta importante semana comemorativa servirão de base para as iniciativas que visam promover a adesão à higiene das mãos.

Acesse http://professionals.site.apic.org/ ou http://www.debgroup.com/uk/healthcare para saber quais materiais para download estão disponíveis para você promover a higiene das mãos em sua empresa.


Fontes
[i] International Infection Prevention Week (IIPW)

 Sobre o Autor - Martyn Hodgkinson é Gerente de Marketing – Cuidados de Saúde da Deb no Reino Unido e Irlanda. Martyn tem por objetivo aumentar a conscientização sobre a importância das melhores práticas de higiene das mãos no ambiente de saúde para prevenir a propagação de infecções e melhorar a saúde da pele.



TOPO