Como Ensinar Higiene das Mãos nas Escolas no Dia Mundial de Lavagem das Mãos

COMO ENSINAR HIGIENE DAS MÃOS NAS ESCOLAS NO DIA MUNDIAL DE LAVAGEM DAS MÃOS

Todo ano, em 15 de outubro, mais de 200 milhões de pessoas em mais de 100 países participam das celebrações do Global Handwashing Day (Dia Mundial de Lavagem das Mãos). Este ano o tema é: Nossas Mãos, Nosso Futuro! Este tema lembra-nos que o lavagem das mãos não apenas protege a nossa saúde, mas também nos permite construir o nosso futuro, bem como o de nossas comunidades e do mundo.

Nas escolas, as crianças estão expostas a todo tipo de germes e bactérias com os quais normalmente não entrariam em contato em casa. As crianças são curiosas por natureza e, ao explorar tocando tudo que está ao seu alcance, suas mãos podem se tornar um campo fértil para germes e bactérias, que podem causar doenças graves nas crianças e em outras pessoas. Na Grã-Bretanha, de acordo com a London School of Hygiene and Tropical Medicine, os casos de infecção por norovírus, gastroenterite e casos de gripe suína ocorrem principalmente devido às mãos sujas.[1]  Muitas vezes as mãos são o principal veículo para transmissão de germes através do contato com outras pessoas e com superfícies, tais como maçanetas de portas e válvulas de descarga nos banheiros.

A maneira mais simples para que mestres e pais possam ajudar a evitar doenças na escola é aquele mesmo velho mantra da lavagem eficaz das mãos. Este é um princípio repetido para todos nós desde a primeira infância, mas estima-se que uma em cada cinco pessoas ainda não lave as mãos depois de ir ao banheiro.

 Quais são os riscos de uma higiene inadequada das mãos?

As crianças pequenas estão expostas a um alto risco de contrair doença através da transferência de germes dentro da escola, e muitas vezes desconhecem os perigos da lavagem inadequada das mãos. Como consequência, as crianças contraem três a oito resfriados por ano, em média.

A lavagem correta das mãos com o uso do sabão pode proteger cerca de uma em cada três crianças pequenas acometidas por diarréia e quase uma em cada cinco crianças pequenas que contraem infecções respiratórias, como a pneumonia.[2] Isto destaca a importância das crianças aprenderem a lavar as mãos o mais cedo possível, a fim de minimizar o risco de contrair doenças mais graves do que um simples resfriado.

É importante observar que o uso de água somente não limpa as mãos eficientemente. Mais de 75% das pessoas não lavam as mãos ou não usam sabão para limpá-las adequadamente. [3] Esta falta de orientação sobre a importância do sabão ao lavar as mãos pode representar um fator para a disseminação de doenças infecciosas nas escolas. Uma pesquisa realizada pela London School of Hygiene & Tropical Medicine constatou que apenas 63,8% das crianças do ensino fundamental lavam regularmente as mãos com sabão, e somente 39% no caso das crianças do ensino médio.[4]

A lavagem inadequada das mãos também pode causar absenteísmo nas escolas. O que mais contribui para as faltas às aulas são as doenças, responsáveis por quase 60% de todas as ausências nas escolas da Inglaterra. Anualmente, cerca de 22 milhões de dias de aula são perdidos devido ao resfriado comum. Os professores e as crianças faltam às aulas devido a doenças facilmente evitáveis; essas faltas poderiam ser bastante reduzidas com o ensino de técnicas corretas de higiene das mãos, particularmente nas escolas primárias. O absenteísmo em crianças pode ter forte impacto sobre o seu aprendizado e desempenho na classe. O absenteísmo também afeta os pais, que são obrigados a encontrar um tempo para cuidar de seus filhos doentes.

Como as escolas podem ajudar?

 No Reino Unido, como parte do Currículo Nacional, toda escola primária tem a obrigação de ensinar as crianças a cuidar da higiene pessoal para melhorar sua saúde e bem-estar. As escolas devem aderir a isso e valorizar a lavagem eficiente das mãos como prioridade para melhorar o atendimento e reduzir as doenças. Uma maneira de fazer isso é ensinar às crianças as técnicas geralmente aceitas para a lavagem das mãos.

 A técnica correta é molhar, ensaboar, esfregar, enxaguar e secar; no entanto, este aspecto do ensino das normas de higiene não está sendo ministrado de forma eficaz nas escolas. Muitas crianças desconhecem a importância da lavagem correta e completa das mãos, ou do impacto que isso pode ter sobre sua saúde. Se as escolas tornassem o procedimento de lavagem das mãos divertido, envolvente e inesquecível, sem dúvida aumentaria a adesão geral à higiene das mãos.

Os professores e familiares também têm a responsabilidade de promover a higiene das mãos e a adesão dos alunos, e ambos devem liderar pelo exemplo e serem observados lavando suas próprias mãos frequentemente ao longo do dia, usando as técnicas adequadas.

A fim de reduzir a contaminação por germes, é aconselhável que as escolas primárias instalem um sistema de dispensação de sabão em cartucho lacrado, uma opção muito mais higiênica, econômica e ecológica do que sabão em barra ou sistemas de sabão liquido. Esses sistemas de dispensação de sabão em cartuchos são fáceis de serem manuseados pelas crianças, e para as escolas os custos de manutenção são mínimos.

Para incentivar ainda mais a adesão aos procedimentos de higiene das mãos e reduzir a contaminação por bactérias, as escolas também precisam entender a importância de investir em dispensadores de cores vivas e atraentes para ajudar a mobilizar as crianças no processo de lavagem das mãos. Além desses dispensadores visualmente atraentes, as escolas também devem garantir que os materiais educativos estejam sempre disponíveis em toda a escola. Os cartazes orientando as crianças sobre como e por que devem lavar as mãos com sabão são importantes para reforçar a mensagem, assim como o fornecimento aos professores de programas de lições e atividades bem elaborados sobre o assunto.

A importância da higiene das mãos é uma questão bastante negligenciada pela maioria dos sistemas educacionais, mas deve ser priorizada para combater as doenças nas escolas. Transmitir de forma eficaz a importância da adequação à higiene das mãos desde cedo e fazer com que as crianças tenham o hábito de lavar as mãos como parte de uma rotina diária na escola e em casa ajudará a garantir que essa prática se torne parte de sua rotina ao longo da vida.

Por Paul Jakeway é Diretor de Marketing da Deb no Reino Unido e Irlanda.



TOPO