Como o Sabão fornece um Escudo Protetor para Mãos muito Solicitadas no Trabalho

COMO O SABÃO FORNECE UM ESCUDO PROTETOR PARA MÃOS MUITO SOLICITADAS NO TRABALHO

Quando se trata de proteger as mãos e a saúde no local de trabalho, lembramo-nos dos equipamentos de proteção individual (EPI), desde luvas resistentes a produtos químicos e ao fogo até cremes pré e pós-trabalho para as mãos. Há necessidade de tudo isso e muito mais para manter os trabalhadores protegidos no local de trabalho, mas há outra medida - o primeiro passo - que nem sempre é considerado essencial para manter as mãos seguras, limpas e em boa forma para qualquer tipo de trabalho: a lavagem cuidadosa e frequente das mãos.

As mãos de uma pessoa comum podem transportar muitos milhões de bactérias, algumas das quais são encontradas naturalmente em nossos corpos (o microbioma humano), sendo algumas delas patogênicas (também conhecidas como “germes”). Algumas bactérias ou vírus podem ser inofensivos para uma pessoa, mas podem causar doenças em outras. Por isso, nunca sabemos exatamente o que estamos carregando ou o impacto que isso pode ter sobre os que nos rodeiam. A lavagem adequada das mãos em diversas oportunidades, por motivos de saúde ou não, é vital para evitar a propagação de germes no local de trabalho.

De acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças, manter as mãos limpas é um dos procedimentos mais importantes para evitar doenças e a propagação de germes. Lavar cuidadosamente as mãos e com frequência é a melhor maneira de proteger a si mesmo e aos outros contra a gripe sazonal, resfriados e outras infecções ocupacionais. Com a proteção conferida pela lavagem frequente com água e sabão, as mãos ficam livres de bactérias nocivas e dos efeitos negativos do óleo, sujeira ou da exposição da pele a produtos químicos.


A aplicação de uma camada protetora de sabão

 Lavar com sabão - não apenas água - é essencial para uma higiene adequada. Embora a água seja importante para eliminar a sujeira, ela não pode remover facilmente os resíduos ou os organismos que ficam grudados nas mãos. O sabão pode fazer isso de forma eficaz, maximizando o benefício do enxágue com água.

Apesar disso, ultimamente alguns fabricantes, para obter vantagens econômicas, têm recomendado o uso de doses cada vez menores de sabão para lavar as mãos; assim o sabão rende mais doses por litro. Infelizmente, tal prática não é corroborada por evidências e, de fato, testes feitos com esses produtos mostraram que, em muitos casos, pequenas quantidades de sabão não resultam em uma limpeza melhor do que com o uso apenas da água; assim as pessoas ficam iludidas e aumentam o risco de disseminar infecções, apesar de seus melhores esforços e suas boas intenções.

 Então, qual a quantidade de sabão que deve ser usada e de que tipo? Foi demonstrado que o sabão de espuma para as mãos[2] reduz significantemente o impacto ambiental causados pelos banheiros públicos devido à economia de água e energia e menor impacto químico em comparação com os tradicionais sabões líquidos. Os sabões de espuma também cobrem, por dose, uma área maior da superfície das mãos, proporcionando uma lavagem mais eficaz.

Um teste recente concluiu que, para a maioria das pessoas, 0,7 ml é a dose mínima suficiente para ser espalhada confortavelmente em toda a superfície das mãos.[1] Portanto, o teste conclui que essa dose é a que resulta em melhor equilíbrio entre a eficácia necessária e a economia. Muitos fabricantes sugerem o uso de doses muito mais baixas; no entanto, nos testes, uma dose de 0,4 ml cobriu apenas 53% da superfície das mãos e não resultou em uma limpeza melhor do que aquela  proporcionada apenas pela água.[1] É necessário utilizar uma quantidade ideal de espuma para deixar as mãos limpas e livres de bactérias.


Mantendo um conjunto de hábitos corretos para lavagem das mãos

Em todo o mundo, estudos realizados em lavatórios mostram que apenas 70% das pessoas lavam as mãos depois de usar o banheiro e apenas 30% das pessoas usam sabão ao lavar as mãos. Os maus hábitos de lavagem das mãos podem surgir facilmente, desde lavar as mãos muito rapidamente até supor que as mãos não estão sujas por não apresentar evidências visíveis de sujeira, especialmente durante um dia de trabalho atarefado. Se você caiu em maus hábitos de lavagem das mãos, agora é a hora de mudá-los.

As mãos e outras partes sujas do corpo devem ser limpas pelo menos ao final de cada período de trabalho, antes de intervalos, após tossir ou espirrar e ao usar o banheiro. Siga estas etapas fáceis de lembrete para lavagem das mãos para garantir que toda sujeira e contaminantes da pele sejam removidos durante a lavagem das mãos:

Molhe as mãos antes de colocar uma dose de sabão com sua mão em concha. Se estiver usando sabão em espuma, você pode colocá-lo diretamente sobre as mãos secas
Certifique-se de que o sabão cobre toda a superfície de ambas as mãos
Esfregue uma mão contra a outra por pelo menos 20 segundos e tente cantarolar a música “Parabéns a Você” do começo ao fim, duas vezes. Esfregue todas as partes, incluindo as costas das mãos, pulsos, entre os dedos e sob as unhas
Seque adequadamente as mãos com toalha para evitar riscos de rachaduras e para não espalhar infecções. O ideal é o uso de toalhas descartáveis, pois toalhas comuns ou secadores a ar podem levar à contaminação

Use uma toalha descartável para fechar a torneira e abrir e fechar a porta do banheiro

Lavar as mãos corretamente é um hábito que pode ser facilmente incorporado à sua rotina diária. A fórmula básica para a higiene adequada é certificar-se de esfregar as mãos com sabão o tempo suficiente e usar toalhas limpas para secar.


Camadas extras de proteção

Quando a água e o sabão não estão disponíveis, os desinfetantes para as mãos podem ser uma solução prática e simples para a higienização das mãos. Colocar esses produtos em lugares de fácil acesso reforça a importância das mãos limpas ao longo do dia.

Outra providência importante para os locais de trabalho é o fornecimento de cremes para as mãos àqueles que trabalham em ambientes industriais. Os cremes pré (creme de proteção) e pós-trabalho (regeneração) melhoram a saúde das mãos, previnem a irritação da pele e diminuem o risco de dermatite ocupacional, uma infecção comum que afeta muitos trabalhadores da área industrial. Com a higiene e cuidados adequados das mãos, os equipamentos de proteção, como luvas de segurança, podem ser colocados como proteção final - mantendo os funcionários e as organizações seguros e protegidos.


Proteção a cada passo

Manter o local de trabalho limpo e seguro começa com a proteção das ferramentas mais talentosas e disponíveis: as nossas mãos. Assim como a maioria dos projetos de trabalho exige várias etapas, o mesmo acontece com a garantia da higiene correta das mãos e o esquema de cuidados. Para qualquer organização, implementar e manter essas práticas não é uma tarefa simples, mas ao fornecer lembretes durante o treinamento, bem como pendurando cartazes numa instalação, a higiene e os cuidados com as mãos serão levados mais a sério e serão seguidos com maior frequência, melhorando a produtividade do trabalhador e o ambiente de trabalho.

Por Patrick Boshell

 [1] “Optimizing Foam Soap Dose for Hand Washing”; Deb Group, January 2012

[2] “Soap Suds and Savings”; Durrant, A.; McKay, A.; Sustainable Business, August/September 2011, 32-33



TOPO