Lavar as mãos reduz em 45% o risco de resfriado

LAVAR AS MÃOS REDUZ EM 45% O RISCO DE RESFRIADO

Inverno – significa almoço dominical na churrascaria, batalha com bolas de neve com as crianças (se tivermos sorte de ter neve) e compras de Natal. Inverno - também é a época do ano em que muitos de nós ficamos especialmente suscetíveis aos resfriados ou gripe - e, infelizmente, nosso local de trabalho é onde os germes e bactérias que causam essas doenças podem se disseminar com facilidade.

 

Usamos nossas mãos para realizar a maioria das tarefas durante o dia de trabalho. Fazemos isso de forma tão automática que nem nos lembramos que as mãos são uma ferramenta importante. E também não lembramos que 80% de todas as infecções são transmitidas pelas mãos.[1]

O meio mais eficaz para prevenir a propagação de germes e bactérias: a higiene das mãos.

É por isso que a higiene das mãos no local de trabalho é tão importante. É bem sabido que lavar as mãos com sabão é a forma mais eficaz de prevenir a propagação de germes e bactérias – evitando as infecções. De acordo com 2

 

algumas estimativas, esta prática pode reduzir o número de casos de resfriados em 45%.[2]

As empresas podem obter ótimos resultados se levarem a sério a higiene das mãos, evitando as consequências negativas dos resfriados, tais como a redução da produtividade e o baixo moral da equipe, além do ônus financeiro: atualmente, no Reino Unido, o custo do absenteísmo por causa dos resfriados é estimado em £1,3 bilhão por ano.[3].

Funcionários e empresas devem compartilhar a responsabilidade

É evidente que os funcionários têm sua responsabilidade quando se trata de higiene das mãos: todos devem procurar manter as mãos limpas ao longo do dia, lavando-as especialmente antes e depois das refeições, depois de tossir ou espirrar ou usar o banheiro. Para lavar as mãos de forma eficaz, o sabão deve fazer espuma, que deve ser passada vigorosamente nas mãos e nos pulsos durante pelo menos 40-60 segundos.

As empresas, porém, também devem desempenhar seu papel. É seu dever certificar-se de que o tipo certo de produtos esteja disponível para uso por parte de seus funcionários. Se a empresa for mais longe - e implementar um programa de cuidados com a pele totalmente integrado no local de trabalho - não só conseguirá maior adesão à higiene das mãos, como também estará, de modo geral, cuidando da saúde da pele dos funcionários.

Implementação de um programa totalmente integrado de cuidados com a pele

Uma abordagem comprovada composta de 3 etapas no citado programa de cuidados com a pele é representada por três medidas essenciais para o tratamento da pele: o uso de produtos adequados para a higiene das mãos ao longo do dia de trabalho, especialmente após possível contaminação; higienização onde não houver água corrente facilmente disponível; e aplicação de creme restaurador no final do dia.

Cada ambiente de trabalho requer produtos diferentes. De um modo geral, os produtos de higiene devem ser eficazes e respaldados por dados cientificamente comprovados, quando for o caso. Também é importante que sejam suaves para a pele e fáceis de usar. Se o sabão tiver condicionadores poderá ajudar a melhorar a hidratação da pele e evitar seu ressecamento.

Em comparação com sabões líquidos ou loções, as soluções modernas de espuma exigem 36% menos produto para uma higiene eficaz das mãos. Por isso, é uma escolha econômica, especialmente em ambientes onde a lavagem das mãos precisa ser frequente para evitar infecções.

Tão importante quanto a lavagem das mãos: o uso de desinfetantes e cremes restauradores 3

 

Produtos desinfetantes devem ser usados onde o acesso à água corrente não é viável. Fáceis e rápidos de usar, eles matam os germes, em vez de removê-los fisicamente. Quando usados com frequência, podem ser menos nocivos para a pele do que um número equivalente de lavagens das mãos. Os desinfetantes modernos foram desenvolvidos para matar 99,999% dos germes comuns – por isso, são um meio muito eficaz para prevenir a propagação de germes e bactérias no local de trabalho.

Os produtos restauradores são essenciais para qualquer programa de cuidados com a pele. Aplicados ao final do dia, hidratam, nutrem e condicionam a pele, melhorando sua resistência e impedindo ressecamento e rachaduras. É fácil esquecer ou negligenciar esta parte de um programa de cuidados com a pele, mas é vital para a saúde da pele dos funcionários.

Os produtos certos, o equipamento certo

Os produtos desinfetantes e restauradores devem sempre ser adquiridos junto a empresas conceituadas, que oferecem orientação sobre seu uso. Os dermatologistas podem indicar os produtos de limpeza e cremes corretos, levando em conta os possíveis riscos que a natureza específica do trabalho pode representar para a pele.

É altamente recomendável a instalação de dosadores com cartuchos lacrados e projetados especificamente para o uso de sabões, higienizadores de pele e cremes. Esses dosadores proporcionam o mais higiênico sistema de cuidados com a pele, reduzindo ao mínimo o risco de infecção cruzada que pode ocorrer se o produto estiver em recipiente aberto ou de uso comum, sendo usado por várias pessoas. Além disso, os dosadores fornecem a quantidade correta do produto - minimizando o desperdício e otimizando seu custo.

As empresas devem procurar dosadores da BioCote, um fornecedor de tecnologia antimicrobiana líder de mercado; a tecnologia usada comprovadamente reduz em 99,99% as bactérias, mofo e fungos durante um período de 24 horas. A presença do logotipo da BioCote nos dosadores garante aos funcionários e clientes excelência nos procedimentos de higiene das mãos, o que é de grande importância.

Dosadores personalizados: uma oportunidade de divulgação de marca - e uma maneira de aumentar a adesão

Os dosadores modernos podem ser totalmente personalizados, permitindo que as empresas coloquem sua própria marca no equipamento, se assim o desejarem. Os dosadores personalizados permitem que os clientes criem instalações sanitárias que ofereçam os mais altos padrões de higiene das mãos – sendo, ao mesmo tempo, esteticamente agradáveis e oferecendo uma ótima oportunidade para que a empresa promova uma identidade integrada de marca.

Se os produtos estiverem disponíveis em dosadores práticos e acessíveis, os funcionários estarão muito mais propensos a lavar as mãos regularmente e usar os cremes restauradores adequados. Instalações bem projetadas são a melhor 4

 

forma de incentivar uma maior adesão à higiene das mãos, melhorando a saúde da pele. Se os membros da equipe vêem outras pessoas lavar as mãos ou usar cremes regularmente, ficarão mais propensos a imitá-los.

A educação do pessoal é essencial para que um programa de cuidados com a pele funcione

No entanto, não é suficiente colocar os produtos certos nos lugares certos. A acessibilidade de sabonetes e cremes só pode dar resultados se o esquema de cuidados com a pele incluir um programa específico de educação e treinamento. As empresas precisam fazer um esforço efetivo para informar seus funcionários sobre a gravidade das doenças ocupacionais da pele e sobre as medidas que podem ser tomadas para evitá-las.

A adesão é essencial para o sucesso de qualquer programa de cuidados com a pele. Para alcançar essa meta, é preciso que os funcionários estejam cientes de algo que vai além da disponibilidade desse tipo de produto. Quando usar água e sabão, quando um desinfetante é mais adequado? Qual é a técnica correta em cada caso? Quais são os momentos certos durante o dia para reaplicar um creme pré-trabalho? Qual é a quantidade certa de creme pós-trabalho a ser usada?

O uso de materiais de apoio para transformar o cuidado da pele em diálogo permanente

Treinamentos práticos, programas multimídia educativos e reuniões regulares com o pessoal podem ajudar a garantir que o esforço para combater o risco de doenças ocupacionais da pele não represente apenas um evento isolado que é rapidamente esquecido - mas um diálogo permanente.

Materiais como folhetos, cartazes e painéis de informação amplamente distribuídos ajudam as empresas a aumentar a conscientização sobre a adesão à higiene das mãos. Reuniões regulares com os funcionários são uma boa maneira de lembrar a importância da lavagem das mãos.

Folhetos e brochuras devem ser disponibilizados para que os funcionários possam ler sobre o assunto sempre que tiverem dúvidas ou preocupações; além disso, alertas de segurança e cartazes são uma boa maneira de continuar chamando a atenção no dia-a-dia. Materiais de apoio deste tipo estão disponíveis no site Executive Health and Safety, bem como junto aos fabricantes de produtos para cuidados com a pele.

Trabalhando juntos para manter os resfriados longe - no inverno e nas outras estações

Orientado de acordo com os pareceres de especialistas, um programa específico de educação e treinamento constitui a melhor maneira de conseguir a adesão da força de trabalho - algo que é absolutamente essencial para o bom funcionamento de qualquer sistema de cuidados com a pele. 5

 

Em um trabalho conjunto, empresas e funcionários podem implantar um programa de cuidados com a pele que irá prevenir bastante a propagação de germes e bactérias, evitando que os funcionários contraiam resfriados e gripe - não apenas nos meses de inverno, mas também no resto do ano.

[1] Fonte: US Centers for Disease Control and Prevention

[2] American Journal of Preventive Medicine

[3] Fonte: Royal Pharmaceutical Society, 2007

Sobre o Autor

Paul Jakeway é Diretor de Marketing da Deb no Reino Unido e na Irlanda. Admitido recentemente, em 2015, Paul está focado na conscientização sobre a importância das melhores práticas de higiene das mãos no local de trabalho para evitar a propagação de germes e melhorar a saúde da pele.

Para entrar em contato com Paul, acesse o LinkedIn.



TOPO