Qual a Quantidade de Sabão a ser Usada?

QUAL A QUANTIDADE DE SABÃO A SER USADA?

Lavar com sabão - não apenas com água - é vital para uma higiene adequada. Isso ocorre porque, embora a água seja muito eficaz para enxaguar a sujeira, não consegue remover facilmente o encardido ou os organismos que contaminam às mãos. O sabão faz isso de forma muito eficaz, maximizando o benefício do enxágue com água.

Apesar disso, ultimamente alguns fabricantes têm promovido o uso de quantidades cada vez menores de sabão para mãos a fim de auferir um benefício econômico, obtendo um maior número de doses por litro de sabão. Infelizmente, não há comprovação de tais alegações e, na verdade, os testes com produtos mostraram[1] que os baixos níveis de dosagem, em muitos casos, não proporcionam uma limpeza melhor do que com o uso de água somente, enganando o consumidor e aumentando potencialmente o risco de disseminar infecções, apesar de todos seus esforços e boas intenções.

Então, qual a quantidade de sabão que deve ser usada e de qual tipo? Tem sido demonstrado[2]que o sabonete que produz espuma permite uma redução significativa no impacto ambiental dos banheiros públicos através de uma combinação de economia de água e de energia e menor impacto químico em comparação com os sabões líquidos tradicionais. Os sabões de espuma também cobrem uma superfície maior das mãos por dose, proporcionando uma lavagem mais eficaz.

Um teste realizado recentemente constatou que, para a maioria das pessoas, uma dose de 0,7 ml é a menor dose para uma cobertura suficiente, confortavelmente espalhada por toda a superfície das mãos. Portanto, o teste conclui que esta dose representa o melhor equilíbrio entre a eficácia necessária e a economia. Muitos fabricantes sugerem o uso de doses muito mais baixas. No entanto, nos testes, uma dose de 0,4 ml só cobriu 53% da superfície das mãos e não resultou em uma limpeza melhor do que com o uso da água somente.  É preciso utilizar a quantidade ideal de sabão de espuma para conseguir mãos limpas e livres de bactérias.

 Por que a lavagem das mãos é importante?

A mão de uma pessoa comum pode abrigar muitos milhões de bactérias, algumas das quais são encontradas naturalmente em nossos corpos (o microbioma humano), sendo que algumas são patogênicas (também chamadas de "germes"). Além disso, algumas bactérias ou vírus podem ser inofensivos para uma pessoa, mas podem causar doença em outra. Por estas razões, nunca sabemos exatamente o que estamos carregando e qual o impacto sobre aqueles que nos rodeiam. A qualquer momento, a lavagem adequada das mãos, saudável ou não, é vital para prevenir a propagação de germes em todo o ambiente de trabalho.

De acordo com os Centros para o Controle e Prevenção de Doenças (CDC), manter as mãos limpas é uma das medidas mais importantes que as pessoas podem tomar para evitar doenças e a contaminação de outras pessoas. A lavagem frequente e cuidadosa das mãos é a melhor forma de proteger a si mesmo e aos outros contra a gripe sazonal, resfriados e outras infecções ao longo do ano. Isso diminui o número de dias de afastamento por doença, aumenta a produtividade do trabalhador e melhora a moral dos funcionários. A prevenção da propagação dos germes proporciona um ambiente de trabalho mais produtivo e saudável. 

Por que usar sabão de espuma?

Você sabia que o primeiro sistema genérico de sabão de espuma do mundo foi lançado em 1999 pela Deb? Hoje, a maioria dos dosadores comerciais de sabão de espuma instalados na parede e vendidos em todo o mundo ainda utilizam a tecnologia da Deb.

Muitos produtos da Deb incorporam a nossa tecnologia pioneira “Deb Foam®”, que proporciona uma sensação diferente de cuidados com a pele, superando produtos tradicionais e proporcionando os seguintes benefícios:

Maior conveniência — os produtos fazem efeito mais rapidamente e são fáceis de usar
Maior eficácia — proporcionam maior eficácia e tem custos menores
Preferidos pelos usuários — de uso rápido e agradável
Impacto ambiental reduzido — menor descarte de embalagens e de consumo de água
Economia de água — Uma pesquisa independente, patrocinada pelo Grupo Deb, mostrou que as empresas podem obter uma economia de água de até 45% com a mudança do sabão líquido para o sabão de espuma da Deb.

[1] “Optimizing Foam Soap Dose for Hand Washing”; Deb Group, January 2012
[2]“Soap Suds and Savings”; Durrant, A.; McKay, A.; Sustainable Business, August/September 2011, 32-33

 

Sobre o autor

Patrick Boshell é Diretor de Marketing da Deb Canadá e Editor Gerente do blog Higiene das Mãos, Prevenção de Infecções e Segurança Alimentar do Grupo Deb. Ele está ativamente envolvido na comercialização de várias inovações da Deb no Canadá, inclusive do Optidose InstantFOAM Hand Sanitizer para cuidados de saúde e do GrittyFOAM Heavy Duty Hand Cleaner para uso nos setores industriais e fabris. 



TOPO